quarta-feira, 24 de junho de 2009

“Onda verde” chega à principal avenida de Campo Grande

Após implantação bem sucedida de controladores de semáforos e sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), a chamada “Onda verde”, na rua José Antonio, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) prossegue com a instalação dos equipamentos na avenida Afonso Pena, onde os primeiros testes foram feitos no cruzamento com a rua Paraíba. Nessa quarta-feira (24), foram contemplados os semáforos dos cruzamentos com as ruas Rio Grande do Sul e Bahia.

Segundo o diretor de Trânsito da Agetran, Janine de Lima Bruno, os equipamentos serão instalados no trecho compreendido entre a rua Paraíba e a avenida Ernesto Geisel. Se não ocorrerem problemas técnicos e a chuva não atrapalhar, o serviço será executado em três dias. Nessa quinta-feira (25), o trabalho terá início no cruzamento com a rua 25 de Dezembro.O projeto está demandando investimentos de R$ 217 mil para instalação do sistema em 90 semáforos.

De acordo com o engenheiro de suporte técnico da empresa que faz a implantação do novo sistema, Rogério Paschoal, a “onda verde” vai exigir um novo comportamento do motorista campo-grandense que terá que aprender a trafegar a uma velocidade média de 40 quilômetros por hora. Ele adverte, no entanto, que as filas duplas e a lentidão do motorista quebrará todo o ciclo de tempo. O engenheiro avisa que nas cidades onde existe a sincronização via GPS, é necessário um tempo de adaptação dos condutores. Já a Agetran fará as modificações necessárias, a partir da implantação dos equipamentos. O prazo para que todo o sistema esteja instalado é de 60 dias.

A partir da implantação do sistema de sincronização dos semáforos, a expectativa é de que sejam eliminados os congestionamentos nas principais vias da cidade. Segundo Rudel Trindade Júnior, titular da Agetran, um dos grandes benefícios desse novo sistema será a maior fluidez no trânsito. “A segurança é outro ponto relevante. O sistema evitará que o motorista pegue somente sinais vermelhos pela frente, o que acaba fazendo com que ele avance o sinal, colocando a vida das pessoas em risco. Com menos aceleração do veículo nas paradas dos semáforos, haverá redução do consumo de combustível e de emissão de poluentes”, observou Rudel

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